Paulo Afonso: Tema da redação agradou grande parte dos candidatos no 1º dia de provas do ENEM

05/11/2017 |

A chegada dos candidatos em seus locais de provas para realização do exame nesse domingo, 05/11, foi bastante tranquila.  Atentos à abertura dos portões os candidatos aguardavam ansiosos nas calçadas pelo grande momento de entrar nos seus respectivos locais. A movimentação de carros, motos e ônibus que paravam em fronte os colégios foi intensa.

Muitos pais foram deixar seus filhos nos locais de prova, passando assim uma segurança. Segundo eles o apoio também naquele momento foi fundamental para tentar controlar a ansiedade e nervosismo de seus filhos, um abraço apertado e a frase de “ boa prova, você é capaz”, marcou muito.

Em Paulo Afonso quase 4939 inscritos para o Enem 2017. E foram distribuídos nas principais escolas e colégios da cidade como: Carlina Barbosa de Deus, IFBA, Escola \municipal Vereador João Bosco, Polivalente, Fasete, dentre outros.  Nesse primeiro dia de prova, foram aplicadas as provas de Linguagens, ciências humanas e redação com duração de 5 horas e 30 minutos. Mas, mesmo com todas as informações passadas pela mídia e no site da INEP referentes ao horário de abertura e fechamento dos portões, ainda alguns candidatos chegaram após 12h (horário local), e ficaram de fora, pois já era 13 h (horário Brasília). Até o fechamento dessa matéria não se tinha o números de abstenções.

O tema da redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”A prova apresentou quatro textos diferentes. Um deles incluiu dados sobre o número de alunos surdos na educação básica entre 2010 e 2016. Outro apresentou um trecho da Constituição Federal afirmando que todos têm direito à educação. Um terceiro mostrou aos candidatos uma lei de 2002, que determinou que a Língua brasileira de sinais (Libras) se tornasse a segunda língua oficial do Brasil. Esse tema da redação agradou muitos candidatos, pelo menos foi o que se escutava na saída dos locais de provas, alguns relataram que foram surpreendidos pelo tema da redação, pois esperavam algo bem mais complexo. Além da redação, 90 questões de linguagens e ciencias humanas.

No próximo domingo, 12/11, segundo dia de prova, serão aplicados os cadernos de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias. Também seguindo o mesmo horário de abertura e fechamento dos portões.  Abertura às 12 horas (horário de Brasília) e fechamento Às 13 horas (horário de Brasília). Vale ressaltar que Paulo Afonso não tem horário de verão.

 

 

 Texto e foto de Niedja Torquato com informações do G1.

2016 - todahora.net
Todos os direitos reservados
75 99286-0035 / 75 99805-6789
falecom@todahora.net