Qualidade do sono que você tem hoje pode causar doença temida daqui 30 anos

30/04/2018 |

Não há como mensurar com precisão os impactos da era digital na qualidade do sono das pessoas. Mas uma coisa é certa, as novas tecnologias modificaram nossa forma de interagir com o mundo e, com certeza influenciou, também, nossa forma de dormir.

A insônia é um problema que se tornou muito comum na sociedade atual. O que muitos não sabem é que esses problemas para adormecer têm sérios efeitos em relação à nossa saúde futura.

 

Proteínas acumuladas

 

Um estudo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências (PNAS) garante que uma única noite de sono de má qualidade pode levar ao aumento da proteína beta-amilóide, associada a origem da doença de Alzheimer. Essas proteínas se acumulam em placas que impedem a comunicação entre as células cerebrais. Em último caso, esses neurônios morrem como resultado do acúmulo de proteínas e o cérebro é impedido de funcionar adequadamente.

Bom sono é fundamental

 

A pesquisa levou em consideração a análise de 20 pessoas saudáveis, entre 22 e 72 anos de idade, que não tomavam medicação ou tinham histórico de distú rbios cerebrais. Eles foram convidados a passar duas noites no laboratório. Em noite eles eram estimulados a dormir bem e na outra não podiam dormir. No dia seguinte, observou-se um aumento nos níveis da proteína em 19 das 20 pessoas.

Os resultados corroboram com a recomendação, já conhecida, de que uma boa noite de sono é essencial para saúde.

 

Giulia Ebohon

www.msn.com

Foto: © PHDG / iStock

2018 - todahora.net
Todos os direitos reservados
75 98805-5265 / 75 99834-3588
falecom@todahora.net