Representantes do Governo Municipal participam da comemoração pelos 70 anos da Chesf

16/03/2018 |

No dia 3 de outubro de 1945, os Decretos-Leis números 8.031 e 8.032, apresentados pelo então ministro da Agricultura, Apolônio Jorge de Farias Sales, para serem assinados pelo presidente da República da época, Getúlio Vargas, criavam a Companhia Hidroelétrica do São Francisco.

 

 

 

 

 

Mas somente em 15 de Março de 1948, já no governo Eurico Gaspar Dutra, foi nomeada a primeira diretoria da empresa, tendo à frente o engenheiro Antônio José Alves de Souza, então diretor da Divisão de Águas do Ministério da Agricultura, que era o órgão responsável pelas águas em todo o território nacional. A Chesf nascia com a finalidade de aproveitar as quedas d’água do Rio São Francisco, na divisa de estados Bahia/Alagas, com a construção de usinas hidrelétricas para gerar e comercializar energia elétrica para os nove estados da região Nordeste.

 

 

 

 

 

Nesta quinta-feira 15 de março de 2018, a Chesf realizou uma programação especial para comemorar seu 70º aniversário de criação. As homenagens tiveram início às 8h40, com a reativação da antiga sirene, que por quatro décadas marcou os horários de entrada e saída dos operários, seguida de uma queima de fogos de artifício. Logo após, no Memorial Chesf, com a participação de representantes da empresa e autoridades convidadas, houve hasteamento da Bandeira do Brasil, execução do Hino Nacional Brasileiro, exibição de documentário, depoimentos, entrega de placas aos pioneiros, mensagens ecumênicas, apresentação do Coral Chesf e coquetel.

 

 

 

 

 

O prefeito da cidade, Luiz Barbosa de Deus, chesfiano aposentado, se emocionou ao falar sobre a empresa da qual fez parte durante muitos anos. “Estes 70 anos da Chesf representam a primeira grande demonstração do que os nordestinos são capazes de fazer. Neste patrimônio do Nordeste tem a mão do povo da cidade de Paulo Afonso. E como prefeito, eu agradeço, em nome dos pauloafonsinos, pelo que a Chesf fez pelo nosso município, porque não podemos deixar de reconhecer a contribuição da empresa pelo progresso de nossa cidade. Parabenizo a todos que, com amor e coragem construíram a Companhia Hidroelétrica do São Francisco”, concluiu Luiz de Deus.

 

 

 

 

 

Além do prefeito, participaram do evento, o presidente da Câmara Municipal, Marcondes Francisco; a primeira-dama, Juvandir Tenório; os secretários de Turismo, Indústria e Comércio, Regivaldo Coriolano; de Administração, Hermes Benzota de Carvalho Jr; de Infraestrutura, Wilson Pereira Filho, de Cultura e Esporte, Jânio Soares e de Educação, Severino Alves de Lima; o novo gerente de Gestão da empresa, Lázaro Luiz Carvalho Galvão; os comandantes do 20º BPM, tenente coronal Carlos Humberto e da 1ª Companhia de Infantaria, major Kauê Menezes Chagas; o diretor da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, juiz João Paulo Pirôpo de Abreu; o diretor do IFBA/Campus Paulo Afonso, Arleno José de Jesus, representantes da PRF, Corpo de Bombeiros e Poderes Executivo e Legislativo.

 

 

 

 

 

 

 


Autor: ASCOM/PMPA - por Washington Luís

2018 - todahora.net
Todos os direitos reservados
75 98805-5265 / 75 99834-3588
falecom@todahora.net