Secretaria de Meio Ambiente lança projeto de conscientização e preservação ambiente

09/01/2018 |

Com o objetivo de coibir a colocação de lixo em áreas públicas, a Prefeitura de Paulo Afonso lançou o Projeto Ponto Verde. A ação realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, quer combater uma prática antiga de uma pequena parte da população, que causa danos ao meio ambiente e à própria comunidade, uma vez que o acúmulo de lixo e entulhos se transforma em focos de insetos e roedores transmissores de várias doenças.

Com a fixação de placas em pontos estratégicos, o projeto adverte que o local passa a ser protegido, e a violação da norma acarreta multas que podem variar entre cinco mil e 50 mil reais, como está explicitado no Decreto Federal nº 6514/2008. A secretaria ressalta ainda que o Ponto Verde serve para conscientizar a população do seu papel de cuidar do ambiente em que vive.

De acordo com o secretário Clodoaldo Queiroz, a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a cooperação da sociedade com o Poder Público. “É papel da sociedade, cooperar junto com o Poder Público na qualidade ambiental, e isso implica diretamente no cuidado com as áreas públicas, como a não colocação de lixo, entre outras condutas que refletem diretamente na melhoria da qualidade de vida de todos. A população precisa compreender que todas as ações que são realizadas convergem para o bem-estar de todos”, frisou o secretário.

Clodoaldo solicita ainda que a comunidade fique atenta ao horário que o carro coletor passa em sua rua para que os dejetos sejam colocados no dia e próximo à hora da coleta. “Todos somos responsáveis pelo lixo que geramos. Esse é o compromisso ambiental que devemos que ter com nossa cidade e com o planeta”, enfatizou.

O Projeto Ponto Verde será implantado em diversos pontos da cidade, inclusive despertando na comunidade o hábito de plantar árvores e cuidar do espaço que poderá servir como uma área de lazer.

 

 

 

 


Autor: ASCOM/PMPA

2016 - todahora.net
Todos os direitos reservados
75 99286-0035 / 75 99805-6789
falecom@todahora.net