Hospital Municipal de Paulo Afonso recebe novos equipamentos e passa por mudanças no atendimento à população

28/12/2017 |

O serviço de saúde ofertado no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA) tem passado por relevantes melhoras ao longo dos últimos meses. Aquisição de novos equipamentos e novas estratégias de atendimento aos pacientes foram algumas das táticas utilizadas pela Administração Municipal para transformar a unidade em uma referência na Região.

Os investimentos que estão sendo realizados beiram a ordem de R$ 3 milhões, que foram destinados ao hospital por meio de Emenda Parlamentar, no ano de 2015, quando o prefeito Luiz de Deus exercia o mandato de deputado federal. A verba disponibilizada este ano possibilitou à Prefeitura de Paulo Afonso realizar mudanças consideráveis na infraestrutura para receber a população com equipamentos modernos que ajudam no melhor acompanhamento e cuidado com os pacientes.

Na clínica cirúrgica, o HMPA passou a contar com 20 leitos, o dobro do que era disponibilizado, permitindo atender o maior número de pessoas. O centro cirúrgico foi modernizado, com três salas, que contam com mesa cirúrgica elétrica e monitor multiparâmetros, que ajudam no acompanhamento do paciente durante a cirurgia. O serviço de recuperação pós-anestésico foi requalificado, com a instalação de monitores modernos, ajudando a equipe de enfermagem na estabilização do paciente.

Foi realizada ainda a modernização do Centro de Esterilização de Materiais, com instalação de novas autoclaves, diminuindo o tempo dos materiais a serem processados. Foi adquirida uma termodesinfectora, equipamento destinado à lavagem, enxague, desinfecção térmica e secagem automática de instrumentais, utensílios, vidrarias de laboratórios, tubos e acessórios para anestesia, tubos de sucção, embalagens, entre outros.

Para ofertar maior conforto para pacientes e acompanhantes, as enfermarias foram equipadas com 45 camas elétricas, trazendo comodidade na elevação da cabeceira do leito e 45 poltronas reclináveis, além de armários com mesas de cabeceiras acopladas que permitem que o paciente faça sua refeição no próprio leito. 
Objetivando agilizar e melhorar a qualidade dos exames, foi instalado um moderno aparelho de raios-x, ocupando o lugar de um equipamento alugado. A instalação da nova máquina permitiu qualidade superior da imagem e a redução de custos com esse tipo de procedimento, além da agilização dos laudos, que são mais rápidos devido à contratação de empresa especializada, o que resultou na redução considerável do tempo do resultado.

O laboratório de análises clínicas também recebeu atenção especial, com a aquisição de dois novos microscópios e instalação de modernos equipamentos, que permitem que os resultados das análises saiam em 30 minutos. Com a modernização, a capacidade mensal de realização de exames passou para cinco mil. Para a entrega dos resultados, o hospital construiu um anexo, onde funcionava o antigo PETI do BTN. Esta ação evita a aglomeração de pessoas na unidade hospitalar e oferta mais conforto para quem precisa ter acesso aos exames.

Além dos novos e modernos equipamentos, a Prefeitura de Paulo Afonso tem investido na equipe de profissionais do HMPA. São 220 colaboradores entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, manutenção, nutrição, maqueiros, auxiliares de higienização, recepção e portaria. Esse contingente de pessoas permite a realização de procedimentos pioneiros no atendimento público, como a primeira cirurgia de revascularização de membro.

O pioneirismo foi possível graças à implantação do serviço de angiologia, que anteriormente não existia e que hoje permite ainda o tratamento de varizes, um procedimento que tem uma certa dificuldade de ser ofertado na Rede SUS e que em Paulo Afonso só é possível graças ao empenho da Prefeitura. As mudanças permitiram ainda a realização de minimutirões, como o de postectomia, popularmente conhecido como cirurgia de fimose, que proporcionaram o atendimento a mais de cem crianças que esperavam pelo procedimento há mais de três meses.

A verba destinada pela emenda parlamentar, que ainda não foi utilizada por completo, permitirá ainda a aquisição de novos equipamentos e serviços, a exemplo do ultrassom, que está em fase de instalação, entre outros. "Durante o ano de 2017 possibilitamos mudanças significativas no HMPA que refletiram em um melhor atendimento para a população, demonstrando que o serviço público de saúde pode ofertar qualidade, agilidade e precisão", frisou o secretário Municipal de Saúde, Ivaldo Sales.

Os investimentos na unidade de saúde não pararam somente na parte estrutural, mas o acolhimento ao paciente também foi um dos focos, assim como a limpeza das dependências. Segundo o coordenador administrativo, Marcelo Amâncio, o paciente que chega ao Hospital Municipal é recebido da melhor forma. "Estamos sempre buscando qualificar a equipe e mudamos algumas formas no acolhimento do paciente para chegar ao hospital, especialmente à emergência, possa ter segurança de que o seu problema de saúde será resolvido. Para isso, lutamos todos os dias para ofertar o melhor atendimento", falou Marcelo.

O Hospital Municipal de Paulo Afonso tem como Diretora a médica Maria Eunice; coordenadora de Enfermagem, Pollyana Piancó e o gestor Manoel Roseno.

 


Autor: ASCOM/PMPA - fonte: HMPA

2016 - todahora.net
Todos os direitos reservados
75 99286-0035 / 75 99805-6789
falecom@todahora.net